Coaching vs. Mentoria
Quais as diferenças?
O coaching e a mentoria são duas abordagens diferentes para o desenvolvimento educacional do aluno. Ambas são úteis no contexto académico, mas têm características distintas.
Coaching
O coaching é um processo no qual um profissional, chamado coach, trabalha com o aluno para ajudá-lo a identificar e alcançar objetivos específicos. O foco principal do processo de coaching é no presente e no futuro. O coach ajuda o aluno a explorar os seus desafios e pontos fortes, a desenvolver habilidades e a definir metas claras. O coach faz perguntas poderosas, que estimulam a reflexão e apoia o aluno na criação de um plano de ação para atingir seus objetivos pessoais e académicos.
Mentoria
A mentoria é um relacionamento em que um mentor, com experiência e conhecimento na área académica, orienta e aconselha o aluno. O mentor compartilha as suas próprias experiências, oferece insights valiosos e fornece orientação com base na sua vivência.
O mentor atua como um guia, ajudando o aluno a traçar seu caminho académico e explorar o seu potencial .
O Coaching e Mentoria são adequados para o aluno que:
- Quer definir objetivos e obter ferramentas para os atingir;
- Não tem metodologia de estudo;
- Sente falta de motivação;
- Quer implementar novos hábitos e corrigir posturas negativas;
- Tem dificuldade em organizar o seu tempo e gerir o stress;
- Está com diculdade em adaptar-se às exigências da vida académica;
- Tem baixo aproveitamento escolar e quer melhorar a sua performance;
- Deseja autoconhecer-se e trabalhar o seu desenvolvimento pessoal e emocional.
Como funcionam as sessões individuais de Coaching e Mentoria?
- A decisão de iniciar um processo de Coaching e Mentoria deve ser explicitamente desejado pelo aluno, para que este esteja recetivo à reflexão que lhe vai ser proposta bem como às aprendizagens que serão transmitidas.
- O aluno poderá ou não ter uma questão identificada que deseja trabalhar nas sessões de Coaching e Mentoria. Caso esta questão não seja clara, é a minha função auxiliar o aluno na identificação clara da(s) mesma(s).
- Quando o aluno é menor de idade, o início das sessões com o aluno deverá ser precedida de uma reunião com o Encarregado de Educação, que deve partilhar comigo os aspetos que considerar relevantes ao desenvolvimento do aluno. (Poderá ser desnecessário se se tratar de um aluno com quem já trabalho habitualmente no âmbito dos serviços de explicações).
- Todos os ensinamentos transmitidos ao aluno, no âmbito da Mentoria poderão ser informados ao seu Encarregado de Educação.
- As reflexões potenciadas durante a sessão, no âmbito do processo de Coaching poderão ou não ser transmitidas ao Encarregado de Educação. O código de ética do Coach certificado está associado ao dever de sigilo, pelo que será acordado entre mim (coach) e o aluno (coachee), os aspetos partilhados com o Encarregado de Educação. É relevante notar que, o sentimento de confiança estabelecido entre coach-coachee é fulcral para o sucesso do processo.
- As sessões Coaching e Mentoria individuais poderão ser realizadas quer presencialmente, quer online, e têm uma duração de, aproximadamente, 60 minutos.
- O processo de Coaching e Mentoria envolve sessões de periodicidade a definir (semanal, quinzenal, mensal...).
- Na(s) sessão(ões) inicial(ais) são aplicadas ferramentas de coaching associadas ao processo de autoconhecimento, que permitem ao jovem refletir sobre as suas potencialidades, dificuldades, e objetivos. O número de sessões dedicadas a esta fase é variavel, dependendo das necessidades do jovem.
- Após a(s) sessão(ões) inicial(ais), é desenvolvido um Plano de Ação personalizado, com as ações que permitam ao jovem alcançar os seus objetivos e controlar os seus bloqueios, medos e ansiedades.
- Existe um trabalho permanente de monitorização (realizado por mim - coach) do Plano de Ação e do nível de concretização dos objetivos traçados. O jovem tem acesso permanente ao Coach que está a acompanhá-lo para esclarecimento de dúvidas ou qualquer questão que surja até à sessão seguinte.