Entendamos a pirâmide do conhecimento

Publicado em 19 de novembro de 2022 às 09:30

Queridos alunos, esta é a pirâmide de Glasser e hoje quero falar-vos sobre ela!


Antes de mais, ela é verídica e altamente verificável na prática, então vale a pena percebê-la para entenderem porque não conseguem aquela nota fantástica!
Quando vocês estão na sala de aula, a escutar o que o professor diz (o que já nem sempre acontece!) vocês estão apenas a reter 20% do conhecimento, ora 20% seria uma negativa naquele teste. Isto significa que escutar o professor não é suficiente! Então vocês podem combinar o escutar o professor e ver o que ele está a escrever no quadro ou a mostrar em algum PPT. Esta combinação é importante porque já vos permite reter 50% do conhecimento.

Ainda assim, mesmo que vocês estejam bem atentos a ver e ouvir o professor, isso poderá não ser suficiente para alcançar a positiva, afinal de contas 50% está bem no limite!

Então é aqui que vocês têm de passar a ter uma posição ativa, estar simplesmente na aula atento não é suficiente, é preciso estar com "E" grande! Isso significa que vocês vão levantar o dedinho e perguntar, intervir, expressar-se! Vá, sem sair da zona de conforto não há melhorias! Intervenham mais não seja para confirmar se perceberam de facto!  Este comportamento já vos leva a uns 70% de retenção de conhecimento.

Ainda assim, o verdadeiro boost acontece quando vocês se dedicam a resolver os exercícios durante a aula, tiram notas, revêm os passos realizados no exercício, comunicam com o professor ou o colega (sobre o exercício, claro!) - isto é 80%!

Depois dessa tarefa, assim bem feita durante o tempo da aula, vocês podem vir felizes embora pois estudar em casa será bem mais interessante. Estudar após a aula é o cimento que liga aquele conhecimento (diria eu, professoroengenheiracivil). Mais lindo é ver no fim de tudo isto a vossa capacidade de explicar aos outros, o último estágio do conhecimento - 95% de retenção de conhecimento.

Lembrem-se disto quando entrarem na próxima sala de aula e façam a escolha consciente da percentagem de conhecimento que querem ter!


Adicionar comentário

Comentários

Ainda não há comentários.